O Kia Niro acaba de estrear no mercado brasileiro. Apesar de sua distribuição já ter iniciado, a apresentação oficial foi nesta quarta-feira (5).
Com linhas marcantes, a começar pelo conjunto óptico de dois níveis, com duas linhas de LED para assinatura e um desenho retilíneo da carroceria. Mas o ponto de destaque é a coluna C, que pode receber pintura diferenciada do restante do conjunto.
Segundo a Kia, a ideia era fugir da moda do teto bicolor, que se tornou moda mundo afora. Na coluna também foi adicionado uma tomada de ar, que segundo os engenheiros da marca, otimiza o coeficiente aerodinâmico, com Cx de 0,29. Um número significativo para um modelo de porte utilitário.
Completa o visual do Niro, os break lights em forma de bumerangue, instalados junto à coluna. As lanternas, com setas, luzes de freio e ré, estão posicionadas no para-choque, para não comprometer o estilo. Mas certamente a posição torna as luzes vulneráveis em caso de pequenos choques.
O Kia Niro é um carro bem equipado. Na versão de entrada EX, ele oferece:
Direção elétrica
Quadro de instrumentos digital
Ar-condicionado digital de duas zonas
Multimídia de 10,25 polegadas (com conexão Android Auto e Apple CarPlay)
Câmera de ré
Quatro portas USB
Banco do motorista com ajuste elétrico
Bancos revestidos em Altaica biossintética
Partida sem chave
Freio de estacionamento elétrico com Auto Hold
Sensor crepuscular
Retrovisores elétricos
Retrovisor interno eletrocrômico
Sensor de ré
Rodas aro 18
Faróis e lanternas em LED
Sete airbags
Asistente anti colisão frontal
Assistente de manutenção de faixa
Já na versão SX Prestige, é acrescentado:
Banco do passageiro elétrico
Sensor de chuva
Iluminação ambiente em LED
Teto solar
Seletor de marchas giratório
Carregamento por indução
Sensor de estacionamento dianteiro
Assistente anti colisão em cruzamento
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)
Prevenção de colisão em ponto cego
Assistente anti colisão traseira
Assistente de saída de segurança
Travas infantis elétricas
Motor e transmissão
O Niro combina motor 1.6 a gasolina com uma unidade elétrica. Juntos, o modelo entrega 141 cv e 27 kgfm de torque. Apenas o propulsor elétrico entrega 17 kgfm de torque, e é responsável pela partida e deslocamento em baixa velocidade.
O motor a combustão entra em ação em situações de maior demanda de potência. Todo esse balé garante um consumo, segundo o programa de etiquetagem do Inmetro na ordem de 19,8 km/l em trajeto urbano e 17,7 km/l no rodoviário.
Cidade: 19,8 km/l
Estrada: 17,7 km/l
Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes, segundo a Kia.
A força é administrada por uma transmissão de dupla embreagem e seis marchas. Um detalhe interessante dessa caixa é que ela não conta com as polias da marcha ré. O movimento reverso é feito pelo motor elétrico, que opera em rotação invertida. Segundo a Kia, a remoção das duas polias da ré, reduziram o peso da caixa em 2,3 kg.
O Kia Niro utiliza conjunto independente nas quatro rodas. McPherson no eixo dianteiro e multilink na traseira. O conjunto faz desse sul-coreano um carro bastante estável, capaz de encarar curvas com mais afinco, como pudemos comprovar num circuito fechado, no interior paulista.
O Kia Niro tem 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura. O entre-eixos é de 2.700 mm. O tanque de combustível tem capacidade para 42 litros. O porta-malas tem capacidade de 425 litros (VDA) e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.419 litros (VDA).
O Niro não é ecológico só sob o capô. Todo o carro utiliza materiais reciclados e fibras vegetais para reduzir o impacto do consumo de plástico e outros insumos. Os bancos são revestidos por material com textura de couro, mas que é feito de eucalipto
O destaque do interior fica por conta do painel, com quadro de instrumentos e multimídia integrados num mesmo módulo. São duas telas de 10,25 polegadas. Elas agregam funções de leitura, navegação, assistência à condução, assim como entretenimento, configurações, status de baterias e climatização.
O ar-condicionado é digital de duas zonas, a partida é sem chave. Detalhe é que quando se aperta a tecla Start, é como num modelo 100% elétrico, sem ruído, pois o motor a combustão só entra em ação com o carro em movimento, mesmo que o nível da bateria esteja baixo. isso porque o sistema mantém uma “reserva técnica” de carga.
Fonte: Autopapo