Como funciona um carro híbrido?
Novidades
05/11/2024
Com o mercado de veículos eletrificados em uma crescente sem igual nos últimos anos, muitas dúvidas surgem sobre a motorização, desempenho, autonomia e muitas outras características dos carros que trazem cada vez mais inovação e criatividade para o mercado automotivo.
Por isso, separamos algumas dúvidas frequentes do público sobre carros híbridos para responder e deixar tudo claro para quem tem interesse nesse segmento. Continue lendo e conheça mais sobre esse mundo novo e cada vez mais empolgante!
Principais tipos de carros híbridos
Para explicar como um carro híbrido funciona, precisamos primeiro especificar os principais tipos encontrados no mercado, pois cada motorização tem um funcionamento exclusivo que pode ser bem diferente dos outros em diversas características. No Brasil, os que mais encontramos no dia a dia são:
Híbrido MHEV
Os veículos híbridos leves, também chamados de micro-híbridos ou MHEV (abreviação de Mild Hybrid Electric Vehicle), são carros que possuem um motor elétrico no lugar do motor de arranque, dando uma força a mais para o carro em momentos nos quais o torque é o mais importante, como arrancadas e ultrapassagens, além de ajudar com sistemas que normalmente consomem o combustível, como o do ar condicionado.
Desse jeito, os híbridos leves garantem economia de combustível quando comparados com veículos a combustão e não precisam de nenhuma preocupação com a carga da bateria, uma vez que isso acontece com o próprio consumo de combustível ou através da frenagem regenerativa.
Híbrido Pleno
Quando falamos de híbridos plenos, conhecidos também como híbridos convencionais ou HEV (abreviação de Hybrid Electric Vehicle), estamos falando de carros com uma bateria maior, com capacidade de tracionar e impulsionar o veículo sempre que necessário. Nesse caso, a bateria é alimentada pela queima do combustível no motor a combustão, sem a necessidade de carregamento na tomada ou por qualquer outra fonte externa.
O mais curioso é que, mesmo sendo da mesma categoria, os carros HEV podem ter usos bem distintos dependendo da montadora. Algumas marcas alternam entre o uso do motor elétrico e a combustão frequentemente, enquanto outras deixam o uso da bateria reservado apenas para velocidades mais altas.
Isso resulta, na grande maioria das vezes, no motivo pelo qual esses carros ficaram tão famosos ao chegar no mercado: a economia de combustível. Com a alternância entre os motores, o gasto de combustível abaixa drasticamente, trazendo um aproveitamento de quilômetros por litro muito maior do que os carros que dependem apenas do motor a combustão.
Híbrido Plug-in
Agora, vamos para os mais novos queridinhos do público: os carros híbridos plug-in. Também conhecidos como PHEV (abreviação de Plug-in Hybrid Electric Vehicle), esses veículos estão ganhando espaço no mercado automotivo pela inovação que trazem: com um sistema de motorização elétrico eficiente, esses híbridos são a opção mais próxima de um carro elétrico, mas ainda não dependem 100% da bateria.
Isso significa que os carros dessa categoria podem rodar grandes distâncias usando seus dois ou mais motores elétricos, sendo que um deles geralmente serve como alternador de corrente e aumenta ainda mais a eficiência desse sistema, mas também usam o motor a combustão quando a energia das baterias é esgotada ou em velocidades mais altas.
Porém, o principal diferencial vem na forma de carregamento: como o próprio nome diz, os híbridos “plug-in” permitem que a bateria seja carregada através de uma fonte externa, como a tomada de sua própria casa ou carregadores ainda mais rápidos, trazendo uma praticidade a mais no uso do veículo.
Gostou de conhecer melhor esse segmento do mercado que vem crescendo tão rapidamente nos últimos anos?
Então continue nos acompanhando para não perder mais informações e se manter sempre atualizado sobre o mercado automobilístico!